5 Táticas para aumentar a taxa de conversão

Quando os métodos tradicionais já não são suficientes

Taxa de conversãoNo atual mercado online, bastante competitivo, ainda existem muitas empresas que utilizam métodos tradicionais para tentar melhorar a experiencia de navegação do utilizador e conseguir assim aumentar as taxas de conversão. Dois dos métodos mais frequentes são as chamadas à ação e a diminuição do número de cliques necessários para o utilizador atingir o objetivo que nós pretendemos (venda, contacto, …).

Se quer destacar-se, deverá cuidar melhor dos seus visitantes que a sua concorrência. Aqui apresento 5 táticas adicionais com as quais poderá destacar mais o seu site face à sua concorrência.

Incuta confiança na compra

Nos tempos que correm, o utilizador tem acesso a muita informação e quando faz uma compra gosta de ter a certeza que está a fazer uma compra acertada. Assim, opiniões independentes, apresentação de especiações detalhadas, opiniões de amigos e até vídeos de marketing incisivo podem fazer com que o utilizador se converta de visitante em cliente. É necessário que o utilizador sinta confiança no produto para efetuar a compra.

Quando o utilizador tem ao seu dispor todo este tipo de informações a confiança no site aumenta e esta pode influenciar de forma positiva o utilizador.

Poder partilhar toda a informação do produto e até as próprias opiniões, quer sejam independentes ou de outros utilizadores, nas redes sociais ou por email também ajudam bastante.

As ferramentas de partilha e os comentários imparciais deverão estar presentes na própria página do produto. Se o utilizador tiver que ir a outro lugar para consultar essa informação, então a intenção comercial perdesse e é quebrada assim uma das regras do e-commerce – nunca deixe o cliente navegar para longe do site;

Apresente resultados alternativos

A maioria dos sites apresenta o seu catálogo de produtos com o recurso a filtros e algum tipo de pesquisa. Isso restringe os resultados e limita a opção dos utilizadores.

Por exemplo, se um cliente seleciona produtos com preços entre os 10€ e os 30€, o cliente pode não encontrar o produto que pretendia porque este custava 31€. Esta situação reduz a taxa de conversão e diminui a taxa de satisfação do cliente.

Existem muitas formas de filtrar os resultados e de os classificar por ordem de relevância em vez de os omitir nos resultados da pesquisa.

Existem tecnologias para classificar e exibir todos os resultados por ordem de relevância, ao invés de eliminá-los. Isto irá melhorar a experiência de navegação do utilizador e aumentar as taxas de conversão e vendas.

Utilização de BANNERS promocionais

O uso de banners pode ajudar a orientar os utilizadores para a página de um determinado produto ou até mesmo para um site diferente. O uso de banners para um determinado produto ou marca ajudam a aumentar as taxas de conversão.

A mensagem do banner deverá apontar para um determinado estilo de vida. Por exemplo, se está a vender churrasqueiras, o titulo aconselhado seria “Perfeito para o pai neste verão” em vez de “Último modelo” ou “Novo”.

Os banners devem estar em páginas de destino chave e devem fornecer opções e alternativas. Seja criativo, crie vários banners e efetue testes e para descobrir qual é o banner com melhor desempenho.

Dê o foco ao produto

Você pode ter o melhor e mais bonito site, com milhares de visitas mas se a informação do produto é inconsistente, limitada ou incompleta então muitos dos seus potenciais clientes vão abandonar o site.

A informação do produto é ainda mais importante em produtos como por exemplo em telemóveis, eletrodomésticos mas não só.

Você pode retirar os dados do produto do site do próprio fabricante, enriquece-lo e torna-lo mais apelativo. Isto significa que o seu site irá oferecer uma experiência de navegação melhorada e ainda irá garantir que a informação do mesmo tem uma base solida e de confiança.

As estatísticas

Não existe nenhum ‘expert’ que possa prever o comportamento do consumidor de forma precisa e consistente por isso escusa de perder tempo a procurar por ele. Use as táticas utilizadas por toda a web mas analise as estatísticas do seu site para perceber com se comporta o seu consumidor.

Grande parte das respostas está nas estatísticas. Olhe para as tendências, relevância, conversões e comportamentos antes da compra. Saiba o que levou o cliente a efetuar a compra ou a abandonar o site. De seguida, faça a sua parte, e garanta que os próximos utilizadores seguem o mesmo percurso.

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